O dinheiro na vida real
Veja através de um exemplo prático como o dinheiro pode representar coisas distintas à pessoas com vidas bem diferentes:
Sob um sol de 30 graus, Carlos vende água entre os carros, em uma avenida de uma grande capital brasileira.
Faz isso para sustentar esposa e 3 filhos. Desempregado há tempos, todo dinheiro que ganha é dedicado a comprar alimento e viver mais um dia! A lei da “Sobrevivência”.
Joana estudou em bons colégios, mas nunca quis trabalhar como funcionária. Desde pequena sonhava em ter seu próprio negócio e com 18 anos, investiu em uma loja de roupas femininas.
Hoje, tem 25 lojas, mora no bairro mais nobre, na cidade em que nasceu, e tem uma vida confortável.
Conheceu boa parte do mundo e realiza seus desejos com a renda de seus investimentos.
Paulo tem 38 anos. É formado em administração. Começou a trabalhar jovem e construiu uma carreira sólida. Trabalhava como gerente em uma multinacional e tinha um salário considerado acima da média.
É casado, tem dois filhos que estudam em colégios caros. Possui dois carros de grande porte, apartamento na praia e casa própria em um bairro central. Ele e a esposa só usam roupas de marca, frequentam restaurantes da moda e não economizam nas compras, que fazem mensalmente.
Perdeu o emprego com a crise e não possuia reservas. O sonho acabou! Seu padrão de vida era uma ilusão e a realidade agora bate forte a sua porta!
Problema ou Solução?
As estórias e nomes são fictícios mas a realidade é mais comum do que se imagina!
Para Carlos e Joana, o dinheiro é solução. No caso de Carlos, solução para uma necessidade a ser satisfeita, dia a dia, com muita luta.
Para Joana, a liberdade permite que sonhos sejam realizados e viva com conforto.
Paulo, padece da doença que acomete a classe média. Ter um padrão de vida ilusório, com luxos que não condizem com a realidade, onde viver para pagar contas é a rotina.
Dinheiro parecia solução mas se tornou um problema!
O que você tem feito da sua vida? Com qual personagem se identificou? O que vai fazer de diferente em 2019 para ter uma vida mais equilibrada financeiramente?
Reflita e busque soluções dentro de você, para que você possa fazer melhor. Ou então vai ter que continuar confiando nas 7 ondinhas da virada do ano!
Se você gostou deste texto, aprenda mais sobre educação financeira clicando aqui.