Eventos de
Educação Financeira

Sensibilização em Educação Financeira

Descrição

Visando levar os principais conceitos envolvidos na Educação Financeira aos participantes, a palestra mostra de forma simples e objetiva como os comportamentos pessoais conduzem a resultados, que podem ser bons ou ruins, e como entender e modificar estes comportamentos para conquistar os objetivos financeiros desejados.

Duração

1:00hr a 1:30min

Objetivo

Despertar as pessoas para a importância da educação financeira em sua vida profissional e familiar, diagnosticar atitudes, perfil financeiro e conduzir a uma reflexão sobre seus hábitos e gastos no dia a dia.

Público Alvo

Todas as pessoas que desejam se Educar Financeiramente e querem melhorar sua vida financeira

Dívidas: Como sair deste pesadelo

Descrição

Aproximadamente 60% das famílias brasileiras se encontram endividadas e inadimplentes conforme dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) o que causa muita dor de cabeça às pessoas que se encontram com esse problema.

Para resolver essa situação é necessário conhecer a causa que leva à isto e também como fazer para conseguir se reestabelecer financeiramente. É sobre este tema que trata esta palestra.

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Demonstrar quais são as principais causas, efeitos e consequências do endividamento e como é possível se organizar, tanto emocionalmente como racionalmente para combater este pesadelo e transformar a situação.

Público Alvo

Pessoas que apresentam situação de endividamento, que desejam se prevenir para não correrem o risco de se endividarem ou que desejam entender do assunto para ajudar parentes ou pessoas queridas que se encontram nesta situação.

Dívidas: Como sair deste pesadelo

Porque eu não consigo melhorar a minha vida financeira?

Descrição

A neurociência estuda processos que acontecem em nosso cérebro, nossos comportamentos e interações que realizamos. E um dos pontos mais importantes que foi descoberto é que nossas decisões não ocorrem em nosso cérebro racional e sim em nosso cérebro emocional. Isto traz uma série de implicações em nossa vida financeira e que são demonstradas nesta palestra.

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Mostrar aos participantes porque determinados comportamentos financeiros parecem ser constantes na vida deles e porque parecem se repetir continuamente.

Público Alvo

Todas as pessoas que desejam se Educar Financeiramente e querem melhorar sua vida financeira.

Como terminar o mês no azul

Descrição

Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram atualmente é fazer com que o mês termine antes do salário. Isso se reflete muito nos comportamentos de consumo e nos maus hábitos em relação ao uso do dinheiro, desperdícios e compras impulsivas.

Duração

1:00hr a 1:30min

Objetivo

Demonstrar quais são os principais drenos financeiros existentes e como desenvolver uma organização em família que permita uma adaptação deste padrão de consumo permitindo viver com a renda existente.

Além disso, apresentar ações que podem ser implantadas no dia a dia e que permitem controlar gastos, economizar recursos e assim, equilibrar as contas.

Público Alvo

Pessoas que apresentam dificuldade de controlar seus gastos, que não conseguem se planejar financeiramente ou que desejam se prevenir para não correrem o risco de se endividarem.

Como terminar o mês no azul

Educação Financeira para jovens

Descrição

Um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito mostrou que 6,3 milhões de jovens entre 18 e 24 anos possuem seu nome no cadastro de inadimplentes. Isto representa cerca de 25% dos jovens nesta faixa etária.

A falta de Educação Financeira na escola faz com que a maioria dos jovens inicie sua vida financeira com total desconhecimento sobre como lidar com o dinheiro e como se planejar para as próximas fases da vida. Esta palestra tem o propósito de ajudar estes jovens nesta caminhada.

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Demonstrar como as nossas vivências em família afetam nossas decisões financeiras, bem como, mostrar o impacto do consumo inconsciente na vida financeira, as más escolhas e como a falta de objetivos e sonhos podem comprometer o futuro financeiro destes futuros empreendedores e trabalhadores do país. É abordada também a necessidade de se iniciar um planejamento de aposentaria nas primeiras fases da vida.

Público Alvo

Jovens que estão em idade para frequentar uma Universidade, e que já estão ou estarão em breve no mercado de trabalho.

Aposentadoria Sustentável

Descrição

Contar com uma aposentadoria pelo INSS passou a não ser mais uma opção viável, principalmente para as pessoas mais jovens ou que ainda possuem um tempo considerável para solicitar o benefício.

Entretanto, muitas pessoas ainda não se programam para ter uma aposentadoria sustentável através da construção de patrimônio ao longo da vida. Esta palestra visa mostrar um pouco desta realidade.

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Demonstrar a situação atual dos aposentados e do sistema de aposentadoria do INSS e quais os problemas decorrentes de não se preparar para ter uma renda que permita manter um padrão de consumo e qualidade de vida na fase da aposentadoria.

Mostrar que é possível construir uma aposentadoria sustentável sem abrir mão de uma vida com qualidade ao longo do tempo.

Público Alvo

Indicado a pessoas com idade próxima a aposentadoria, que estejam realizando planos para se aposentar ou já aposentados. O conteúdo, entretanto, é recomendado a qualquer pessoa que deseja planejar uma aposentaria sustentável.

Tenho algum dinheiro, onde devo investir?

Descrição

Uma das dúvidas mais comuns que as pessoas tem é onde investir seu dinheiro para conseguir maiores ganhos para seu dinheiro. A resposta para esta pergunta entretanto, não é tão simples assim, pois existem diversos fatores a serem analisados para chegar a melhor solução.

Cada pessoa possui características, sonhos e estilos de vida diferentes e tudo isso deve ser analisado para se escolher os produtos mais adequados para cada uma delas.

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Explicar os mecanismos pelos quais as pessoas tomam decisões financeiras e quais os conceitos que estão por trás das escolhas dos produtos de investimentos existentes.

Esclarecer os pré-requisitos necessários para a realização de um bom investimento, quais fatores estão envolvidos nestas escolhas e quais os tipos de produtos financeiros do mercado.

Conceituar o balanceamento de riscos de uma carteira de investimento, diversificação e rebalanceamento.

Público Alvo

Indicado a pessoas que desejam iniciar ou melhorar seus conhecimentos sobre investimentos, tipo de produtos e como realizar investimentos de acordo com premissas que irão ajudar a realizar investimentos da forma mais adequada.

Economia diária: Potencializando seu dinheiro no dia a dia

Descrição

Como tirar o melhor proveito do seu dinheiro no dia a dia? Será que é possível economizar em atividades cotidianas como lazer, sair para compras ou jantar fora?

É possível economizar na conta de energia, água ou TV a cabo?

Saiba como algumas mudanças de atitudes nos comportamentos diários podem fazer diferença na sua conta no final do mês.

Duração

1:00hr a 1:30min

Objetivo

Demonstrar os principais fatores que levam a problemas financeiros e apresentar orientações simples no que se refere aos gastos do dia a dia nas atividades corriqueiras que muitas vezes passam desapercebidas para a maioria das pessoas.

Abordar formas de se economizar em serviços básicos, como energia, água, TV a cabo e internet. Como salvar dinheiro em compras, supermercado, jantar fora, lazer transporte entre outros.

Oferecer opções que podem ser utilizadas de imediato e que irão permitir desafogar o orçamento doméstico somente com mudanças de hábitos da família.

Público Alvo

Todas as pessoas que tenham interesse por potencializar a poupança de seu dinheiro através da economia no dia a dia.

O Poder da (in)consciência nas decisões de investimento

Descrição

Como é que nosso cérebro toma milhares de decisões no dia a dia? Será que todas essas decisões são racionais? E elas estão sempre corretas e de acordo com o que seria melhor para nós?

A psicologia econômica e a economia comportamental são duas áreas de estudo que abordam os nossos comportamentos em relação às nossas tomadas de decisão no que se referem a nossa vida financeira. E através delas passamos a entender realmente o porque erramos sistematicamente em situações que são conhecidas para nós. 

Nesta palestra, você irá aprender como funciona nossos mecanismos cerebrais e de tomada de decisão e porque caímos em armadilhas mesmo achando que estamos fazendo a coisa certa. Irá também saber como podemos buscar minimizar estes erros para que possamos sermos melhores em nossas decisões de investimentos. Você irá se impressionar com essa palestra!

Duração

1:30min a 2:00hrs

Objetivo

Demonstrar os principais fatores que nos levam a tomar decisões ruins e apresentar orientações que podem ajudar a ficarmos mais atentos às armadilhas que nosso cérebro nos aplica quando precisamos decidir sobre alguma questão em nosso cotidiano.

Explicar porque nosso DNA e nossas crenças da infância podem nos conduzir a caminhos que não são os ideais para nós e como criamos atalhos mentais nocivos para nós.

Público Alvo

Todas as pessoas que queiram aprender a tomar melhores decisões financeiras e entender como funcionam seus mecanismos cerebrais, através das teorias da psicologia economia e da economia comportamental.

Deseja mais informações?

Peça um Orçamento

Preencha o formulário ao lado com as informações sobre o evento e enviarei um orçamento para sua análise e apreciação.

Siga a Inspiratori

Envie sua mensagem

Preencha os campos do formulário abaixo que te retornaremos o mais breve possível

Digite seu nome
Colocar o (DDD) + número de contato
Digite o nome de sua empresa
Descreva o que precisa ou quais são as informações que necessita
Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.