Poupar não significa abrir mão do presente

Será que você fazer algum sacrifício para poupar dinheiro para o futuro significa abrir mão do presente completamente? Uma dúvida comum é: Devo viver ou guardar dinheiro?

Muitas pessoas acreditam que para se guardar dinheiro é necessário deixar de se viver o presente. Assim como, de ter qualidade de vida e abrir mão das alegrias, mas isso é um grande erro.

Quando se realiza um planejamento financeiro pessoal os primeiros itens a serem considerados são os sonhos e metas a serem realizadas pela pessoa e pela família e a segunda prioridade são os gastos com qualidade de vida.

É claro que para poupar é preciso se adaptar o padrão de vida. Por isso, são necessários alguns sacrifícios pontuais em busca de objetivos específicos, mas nunca deixando de lado a qualidade de vida e o “gastar com o que lhe faz bem”.

Se isso acontece a motivação morre, a pessoa corre um grande risco de se tornar sovina ou pão dura e deixa de ser feliz para olhar só para o dinheiro. Isso não é o que nós educadores financeiros ensinamos!

Portanto, conheça bem aquilo que é mais importante para você e coloque o foco de seus principais gastos nestas coisas, sempre mantendo uma reserva de emergência para imprevistos e um valor poupado para os sonhos e objetivos. O que sobrar será o que você terá para compor suas despesas do dia a dia.

A questão não é viver ou guardar. É planejar!

Ter um planejamento financeiro faz toda a diferença para conquistar objetivos e realizar sonhos. E com ele não é necessário abrir mão da qualidade de vida atual para conseguir poupar. O equilíbrio será o resultado que irá impulsionar sua vida para frente.

E então, está esperando o quê para desfrutar sua vida com um planejamento melhor? Se tiver dúvidas ou precisar de um planejamento financeiro pessoal organizado, me contate e acabe com a estagnação financeira da sua vida!

Leia mais sobre Educação Financeira, clicando aqui!

Gostou deste artigo? Compartilhe ele agora:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.