Feliz Metas Novas! Faça de 2018 um ano diferente

Metas não cumpridas e promessas da virada

Todo ano as pessoas fazem promessas na data da virada que após alguns dias ou semanas são esquecidas. E ao final de 365 dias volta a sensação de frustração.

Para que isto não aconteça novamente neste ano, faça diferente! Se planeje e seja disciplinado ou disciplinada e verá que você consegue conquistar o que deseja.

Para isso basta seguir os 3 passos explicados abaixo.

Vamos lá então. Prepare-se para o melhor ano de sua vida até o momento!

Diagnóstico

Para se começar o ano da forma correta e conseguir conquistar objetivos é fundamental se saber onde se está atualmente.

Para isso é preciso fazer um diagnóstico financeiro e para tal se faz necessário colocar no papel todas as receitas da família (entradas de dinheiro) , todas as despesas (Todas! Não somente aquelas maiores como água, energia e Tv a cabo, escola e combustível. Os pequenos gastos diários são imprescindíveis neste momento) e recursos comprometidos com o pagamento de dívidas ou financiamentos se existirem.

Sonhos e metas

Uma vez conhecida a situação atual é importante definir onde serão aplicados os recursos que estão sobrando ou como fazer ajustes necessários para que o dinheiro sobre e assim possa ser destinado a objetivos concretos como uma viagem, a faculdade dos filhos, troca de automóvel, casa própria ou qualquer outro sonhos que você ou sua família tenha.

Faça uma lista com todos os objetivos para o ano, faça as cotações para ver quanto custa cada um e depois cruze as informações do diagnóstico para saber se é possível o esforço de poupança para todos eles ou se haverá a necessidade de ajustes.

Plano de ação

De posse das informações das etapas anteriores agora é a hora de definir qual o valor a ser poupado mensalmente para cada objetivo.

É importante também apontar por quanto tempo será necessário poupar e qual o melhor investimento para alavancar os resultados desejados.

Lembrando que para sonhos a serem realizados até o final do ano de 2018 o efeito da inflação é bem pequeno, porém em sonhos de médio e longo prazos a mesma deve ser considerada para não correr o risco de chegar na hora de aproveitar você perceber que está faltando dinheiro.

Agora é contigo. Pegue um papel e uma caneta e comece o seu planejamento. Agora! Já… Não espere.

Leia também Os 12 Passos para o Sucesso Financeiro no Blog e prepare sua aposentadoria mais tranquilamente!

Um ótimo 2018 repleto de conquistas

 

Gostou deste artigo? Compartilhe ele agora:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.