Como a taxa SELIC tem influência sua vida

O tema deste artigo é a taxa SELIC. Mas , o que seria essa taxa que você ouve falar nos telejornais? Que você abre um jornal, uma revista e vê lá: “O governo mexeu na taxa Selic”!

A taxa SELIC é a taxa básica de juros que regula a economia. Mas quem é que manda na taxa básica de juros?

Na verdade, o Banco Central tem um Comitê de Política Monetária, o COPOM, que de tempos em tempos, avalia esta taxa básica de juros, de acordo com as condições da economia, ou seja, o nível de desemprego, a inflação, como a economia está sendo conduzida, etc, para corrigir eventuais rotas e melhorar a condição financeira do país.

A partir daí este Comitê altera esta taxa básica de juros. Mas, no final das contas, como isso reflete para nós?

Essa taxa, na verdade, é utilizada pelos bancos nas transações interbancárias. Isto ocorre quando um banco pede dinheiro emprestado a outro banco para fazer algum tipo de transação financeira.

O banco que realizará o empréstimo vai então usar essa taxa referenciada do governo como base. E esta taxa também regula os investimentos, que nós pessoas físicas e as empresas, as pessoas jurídicas, fazem. Por exemplo, com investimentos que chamamos de Renda Fixa.

Tanto é, que se você já ouviu falar de investimentos deve se lembrar que alguns tipos de investimentos de Renda Fixa são referenciados com base em uma sigla chamada CDI, que significa Certificado de Depósito Interbancário.

CDI – Certificado de Depósito Interbancário

O CDI, é vinculado a taxa SELIC, o que quer dizer que quanto maior essa taxa maior, em tese, é a sua remuneração quando investe no produto do banco.

Isso é basicamente emprestar o seu dinheiro para o banco e ele te retornar esse empréstimo através de juros, da mesma forma que ela faz com você quando você pega um empréstimo.

Se você tiver curiosidade ou quiser saber mais sobre esses algum assunto relacionado a finanças pessoais, como potencializar seu dinheiro ou planejamento financeiro coloca aqui nos comentários desse post que eu terei o maior prazer de gravar um vídeo falando sobre esse assunto sobre o qual você tem curiosidade.

Leia também o artigo 12 passos para atingir o sucesso financeiro – Parte 1 para entender melhor como utilizar bem o seu dinheiro e construir felicidade e prosperidade.

Nos vemos no próximo vídeo ou artigo aqui do Blog

Sucesso para você!

Gostou deste artigo? Compartilhe ele agora:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.