Os 5 níveis de liderança de John Maxwell

Autor de diversos best-sellers e publicações, John Maxwell é considerado um dos papas da liderança no mundo

John C. Maxwell é autor de diversos best-sellers e escreve sobre liderança para publicações como o New York Times, o Wall Street Journal e a Business Week. Já vendeu mais de vinte e quatro milhões de livros e é fundador da EQUIP e da John Maxwell Company, organizações que ajudaram a formar mais de cinco milhões de líderes em todo o mundo.

Realiza palestras para várias organizações, empresas que integram a lista Fortune 500, governos estrangeiros, NFL, a United States Military Academy, as Nações Unidas e é considerado um dos maiores conhecedores de liderança no mundo.

Vale ressaltar que os líderes estão presentes em todas as interações sociais, comunidades, política, agremiações e de certa forma, em todas as áreas da vida, não sendo uma exclusividade das corporações e do mundo corporativo de forma geral.

Em um de seus grandes trabalhos John Maxwell fala sobre os cinco níveis de liderança que existem dentro de uma corporação e ajuda profissionais a entender como escalar estes níveis e desenvolver todo seu potencial.

O líder, segundo seu conceito é um influenciador e é através de sua influência que serão obtidos os resultados, que em última análise irão se traduzir em seu sucesso dentro da organização.

Os cinco níveis de liderança apresentados por John Maxwell são:

Nível 1 – Posição

Nível 2 – Permissão

Nível 3 – Produção

Nível 4 – Desenvolvimento de pessoas

Nível 5 – Ápice

Posição

No Nível 1 as pessoas seguem o líder pela posição que o mesmo exerce e pela obrigação da relação de trabalho existente na empresa. É uma relação parecida com a de um “Chefe” e neste nível as pessoas muitas vezes não gostam do líder mas são obrigadas a conviver com ele.

A relação interpessoal pode muitas vezes ser fruto da necessidade e pouco ou nenhuma cooperação espontânea é percebida.

Empresas com culturas que privilegiam este tipo de lideres normalmente são aquelas que quando termina o horário normal de expediente se esvaziam como um passe de mágica.

Os funcionários contam os minutos e se preparam antecipadamente para partir ao final do dia de trabalho.

Permissão

No Nível 2 as pessoas começam a seguir o líder por que querem e não pela posição que ele tem dentro da organização. Diferente do líder de Nível 1 o líder que atinge o Nível 2 sabe escutar seus liderados, é observador, aprende com as outras pessoas e possui uma atitude de servir.

Sua busca por resultados se baseia nos relacionamentos e através deles obtém resultados melhores e mais frequentes.

Produção

O próximo passo (Nível 3), cuja palavra chave é resultados, é o nível de produção, onde o líder se torna efetivo porque produz de forma consistente e o conceito básico de motivação no trabalho realmente desperta, pois as pessoas passam a fazer o que veem e o líder passa efetivamente a liderar pelo exemplo.

Neste nível as pessoas passam a modelar o líder, buscam referências nele e almejam ser o que seu líder é para elas.

A filosofia é “Quem você é, é o que você atrai” e neste nível a sinergia criada em sua equipe começa a gerar um Momentum, que acaba por alavancar ótimos resultados e desenvolver relações sustentáveis.

Desenvolvimento de pessoas

Ao subir o degrau do Nível 3 para o Nível 4 o líder passa a se comprometer em desenvolver as pessoas de seu time. Se pensarmos bem, não devemos aplicar os esforços em desenvolver a empresa diretamente pois a empresa é feita de pessoas e desenvolvendo as pessoas elas desenvolverão a empresa, o que trará os resultados desejados.

Neste estágio o líder começa o processo de desenvolvimento no recrutamento, pois 80% do sucesso neste processo, segundo Maxwell, começa em quem você traz para a empresa.

O posicionamento correto das pessoas é a segunda chave para este sucesso. Pessoas certas em lugares errados fatalmente não trarão resultados. E a terceira grande ação realizada pelo líder é capacitar bem as pessoas, equipar-las!

Pessoas de sucesso descobrem competências na qual são boas. Lideres de sucesso descobrem competências as quais outras pessoas são boas e desenvolve estes potenciais.

Ápice

O último Nível é o ápice do líder. Neste ponto a marca do líder é o respeito! As pessoas passam a segui-lo pelo que ele representa, pelas qualidades que tem, pelo aprendizado compartilhado, entre outras características.

Líderes como Steve Jobs, Bill Gates, Elon Musk, Flávio Augusto, Eloi de Oliveira entre outros, são exemplos de líderes que atingiram este Nível na escala de liderança e inspiram pessoas diariamente a buscarem seus objetivos, se capacitarem, se desenvolverem e serem persistentes, pois o sucesso está logo ali!

Gostou deste artigo? Compartilhe ele agora:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.