A busca da realização pessoal se inicia pelo Propósito

O Propósito é a força motriz que nos ajuda a realizarmos aquilo que desejamos e em última instância é o que nos trará o sentimento de felicidade e realização na vida.

É através dele que temos a consciência de onde realmente queremos chegar. Como dizia Sêneca, um grande pensador romano: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.”

Ter um propósito claro na vida é sobretudo, dispor da energia necessária para enfrentar a trajetória, que certamente não será fácil.

É buscarmos, em nosso dia a dia, desenvolvermos atividades, trabalhos e esforços fazendo aquilo que gostamos e estando dispostos a arriscarmos por aquilo que verdadeiramente nos move.

Qual é o sentido de vivermos para o trabalho? Qual o propósito de dedicar a maior parte de nossas vidas em atividades que muitas vezes não vemos sentido?

Daí surge a pergunta: Eu sou feliz com o que eu faço?

Trabalhe com propósito

Para se ter uma ideia, no Brasil, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2014, 11 milhões de brasileiros acima de 18 anos, ou seja 7,6% da população, sofriam de depressão.

E os motivos alegados são os mais distintos:

  • Insatisfação no trabalho
  • Estresse
  • Desemprego
  • Dívidas
  • Problemas familiares

Mas como explicar a depressão e a insatisfação de pessoas que aparentemente tem tudo na vida e não enfrentam nenhum dos problemas mencionados na pesquisa? Como entender, a sensação de que a vida não tem significado, não tem graça e que não há razão forte o suficiente para a qual valha a pena viver?

Ou aquele sentimento de vazio e angústia que não tem explicação ou causa aparente? Você já passou por isso? Já se sentiu perdido?

As pessoas normalmente buscam se sentirem completas através da aquisição de bens materiais ou se refugiam nas drogas, bebidas ou remédios. Algumas vezes se apegam a outras pessoas ou coisas que tragam, ainda que momentaneamente, a sensação de bem estar.

O problema é que passado “o efeito” do momento, o vazio volta a se fazer presente. Então, o que falta para conseguirmos encontrar significado e propósito?

Ter um bom emprego com estabilidade e sem dívidas? Não ter problemas financeiros que impactem no convívio familiar?

A resposta é Não!

De acordo com uma pesquisa da ISMA (International Stress Management Association) no Brasil, 72% dos brasileiros afirmam estarem insatisfeitos com seu trabalho e a maior justificativa é a baixa qualidade de vida, ocasionada por definição de metas cada vez mais altas, longas jornadas e falta de reconhecimento.

Mas como resolver isto? Como encontrar a solução? E, em última analise, como encontrar o propósito que tira a vida deste círculo vicioso?

O problema é sempre a causa e não o efeito

A resposta é que a maioria das pessoas não enxerga que dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, tempo é resultado, problemas familiares também são resultados. Essa é a relação de “Causa e Efeito”.

T. Harv Eker, autor do Best Seller “Os Segredos da Mente Milionária” diz o seguinte:

“Imagine uma árvore. Suponha que seja a árvore da vida. Nela há frutos. Na vida, os nossos frutos são os nossos resultados. Nós olhamos para eles e não gostamos do que vemos, achamos que os frutos que produzimos são poucos, muito pequenos ou que o seu sabor deixa a desejar.

O que tendemos a fazer, então? A maioria de nós dedica ainda mais atenção aos resultados. Mas de onde eles vêm?

São as sementes e as raízes que os geram.

É o que está embaixo da terra que cria o que está em cima dela. É o invisível que produz o visível. E o que significa isso?

Isso quer dizer que, se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes. Quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o que está invisível”.

Você já ouviu alguém dizer que a falta de dinheiro é um enorme problema? Na verdade, ela nunca é um problema, e sim um sintoma do que está acontecendo embaixo da terra.

Em resumo, a falta de dinheiro e os demais problemas são o efeito. Mas onde está a causa? Ela se resume ao seguinte: a única maneira de mudar o seu mundo “exterior” é modificar o seu mundo “interior”.

Se entendermos a formula básica de como nosso DNA funciona, se torna ainda mais simples a compreensão:

Sentimentos, ações e resultados

Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações e ações conduzem a resultados.

Por isso, quaisquer que sejam os seus resultados, bons ou ruins, positivos ou negativos, lembre-se sempre de que o seu mundo exterior é apenas um reflexo do seu mundo interior. Se as coisas não vão bem na sua vida exterior, é porque não estão indo bem na sua vida interior. É simples assim.

Uma vida com propósito significa saber o que se quer e onde se deseja chegar, ou em outras palavras, devemos partir do nosso interior para construirmos nosso exterior e é aí que as coisas começam a fazer sentido.

A vontade de fazer acontecer é muito maior quando temos liberdade. Liberdade para tomar melhores decisões, liberdade de trabalharmos no que gostamos, de onde quisermos e nos horários mais convenientes.

Uma pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor) mostrou que no Brasil há, hoje, aproximadamente 27 milhões de pessoas envolvidas ou em processo de criação de negócios por conta própria.

E estes 27 milhões são responsáveis por mais de 60 milhões de empregos formais e informais, ou seja, mais de 75% da massa trabalhadora em atividade. Nesse quesito, o Brasil aparece em terceiro lugar no ranking de 54 países do estudo, perdendo somente para a China, com 370 milhões de empreendedores, e para os Estados Unidos, com 40 milhões.

Uma outra pesquisa, realizada pela Cia. de Talentos, indica que 56% dos jovens entrevistados pretendem abrir um negócio por conta própria.

Mas o que mostram verdadeiramente estes números?

Transformando sonhos e realidade

Eles apenas comprovam o fato de que cada vez mais pessoas estão buscando encontrar seus propósitos, podendo assim transformar seus sonhos em negócios ou em carreiras autônomas, e por consequência, transformar também a vida de outras pessoas.

Às vezes o propósito surge por eliminação, após nos envolvermos em uma série de atividades, o que através de tentativas e erros, nos leva a descobrir.

Outras vezes já temos a certeza desde mais jovens daquilo que queremos ser através daquela sensação de “nasci para fazer isso”

Ou também o propósito surge por alguma inspiração de alguém que você admira e acompanha.

Mas uma coisa é certa: Invista tempo e energia em descobrir seu propósito. Somente ao descobri-lo você poderá oferecer algo ao mercado, diferenciando-se daqueles que apenas querem alguma coisa dele.

Quando realmente sabemos quem somos e qual o nosso verdadeiro valor, ninguém pode nos parar. Quando isso acontece, nos tornamos o protagonista de nossas próprias vidas e assumimos o controle de nosso futuro!

Procure sempre estudar, se desenvolver e investir no seu autoconhecimento e em seu desenvolvimento pessoal, pois sua felicidade e sua vida crescem na medida que você cresce.

Pense nisso…

Fontes:

Livro: Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker, Ed. Sextante, 2a Edição

https://endeavor.org.br/proposito/

http://viverdeblog.com/proposito/

Gostou deste artigo? Compartilhe ele agora:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Iniciar o chat
Precisa de alguma ajuda?
Olá, tudo bem? ????

O que você procura? Posso te ajudar?

Aqui na Inspiratori, realizamos consultorias de finanças pessoais, planejamento financeiro e ministramos cursos e palestras também.

Estamos a disposição para o que precisar.